domingo, 9 de outubro de 2011

Bibliografia

Caros miniaturistas

Para além da minha "bíblia" (que já havia falado num post anterior) e recordo novamente:
MADUREIRA, Nuno - Lisboa 1740 - 1830. Cidade: Espaço e Quotidiano. Lisboa: Livros Horizonte, 1992. É um livro excelente sobre os interiores das habitações lisboetas do período do Palacete Agostini, quer ao nível das divisões e sua estruturação, quer ao nível do mobiliário, com inventários post mortem muito utéis para percebermos os recheios e as modas.

Tenho-me esquecido de referir outro livro bastante importante, com muitas informações significativas ao mesmo nível do anterior:
MATTOSO, José (Dir.) e MONTEIRO, Nuno Gonçalo (Coord) -  História da Vida Privada em Portugal. A Idade Moderna. Lisboa: Círculo de Leitores, 20011. Vale bem a pena ler "Os espaços da vida privada".
Claro que os outros volumes da História da Vida Privada são igualmente importantes e vai muito depender da data do projecto de cada um...
Bom trabalho.

2 comentários:

Cris Bottaro disse...

Olá, já tava sentindo saudade das tuas postagens... Os quadrinhos ficaram ótimos. Para além disso, vou aproveitar para te dizer que tuas colocações sobre épocas e estilos, são muito uteis, até porque tenho intenção de fazer uma mini ambientada no período colonial brasileiro, e sei que o estilo era mais ou menos parecido com o da "Pátria Mãe", ou se trazia mobília de portugal, ou se fabricava móveis aqui no mesmo estilo. Claro salvo algumas adaptações, tenho tentado ler alguma coisa a respeito, porém meu tempo anda curtinho... enfim... obrigado pelas valiosas informações e um beijo enorme no teu coração.

Ana Anselmo disse...

Só mesmo para dizer que as molduras não estão esquecidas... peço desculpa por não ter dito mais nada, mas depois explico o porquê.
bjs