quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Fontes de Inspiração II


Volto a mostrar esta foto, publicada em 2008 e que me tem inspirado muito, apesar do ambiente mostrado ser dos finais do séc. XIX, primeiros anos do séc. XX: lá está o tremó, com o par de cadeiras, dois apliques... Isto porque ainda tenho muitas dúvidas sobre o hall, zona de acesso à "Sala da Livraria": tremó ou contador? As opiniões têm-se divido muito e continuo sem saber o que fazer.
Para ser correcta do ponto de vista da história, o tremó adequa-se mais, pois o contador servia para guardar dinheiro, ouro e jóias e estava numa divisão mais íntima e resguardada como a "Sala da Livraria" ou na "Câmara (quarto)". O tremó foi uma verdadeira moda, abundante nos lares da classe média e alta nos finais do séc. XVIII, inícios do séc. XIX, como móvel de apoio, de prestígio social e de aparato (por causa dos dourados e do espelho).
Faz sentido à porta da "Sala da Livraria" para quem espera para ser recebido, se poder ver e atestar de imediato o prestígio social de quem habita neste "palacete"...

Sem comentários: