sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Salão de Chá II

Como vos havia dito no primeiro post sobre o Salão de Chá, viriam grandes mudança em relação à proposta do Planeta Agostini.

Coloquei uma prateleira na parede ao lado da janela com um prato, um par de jarrinhas e um par de castiçais. Depois do conjunto colocado, uma gravura da época que representa o rei D. José a cavalo.

Comprei na Eurominis um par de cadeirões ou fauteuills "em bruto" que depois pintei de modo a imitar mogno ou pau santo e encerei. Mantive o estofo original. Como se depreende da leitura dos inventários, era um tipo de assento muito apreciado no Portugal de finais do século XVIII e abundava nos interiores nacionais.

No entanto, esta divisão não vai ficar somente com dois lugares sentados: para além do número insuficiente para um interior deste tipo, o prestígio social baseava-se também na quantidade de assentos disponíveis e na qualidade do conforto dos mesmos.

Apesar de ter gostado de ver o tapete no chão, em termos cromáticos, vou comprar um tapete ligeiramente mais pequeno caso decida mudar o chão... que agora merece mais do que nunca, pese embora a grande trabalheira!


E na outra parede da sala, que fazer? Ora umas peanhas com um par de jarras, também da Companhia das Ìndias, vulgo porcelana da China, complemantam na perfeição o arranjo. Agora, para acabar a Salinha de Chá, ou Sala das Porcelanas (como gosto de a designar), vou comprar mais bric-à-brac para decorar e mais mobília, em particular os assentos, claro!

2 comentários:

Ricardo Pereira disse...

olá amiga... gostei muito. mais uma vez coloco em voga a questão da coerência. vendo um filme ou imagens de época, percebe-se perfeitamente a forma como conseguiste capturar o espirito nacional no teu palácio. além de um trabalho de miniaturismo, acho de louvar o trabalho em termos históricos.
eu, pessoalmente e dado a minha limitação nalguns dos aspectos, tentei que o meu palácio fosse coerente em termos de época, estilo decorativo e em termos estéticos. tens-me ajudado muito a isso e por isso dou-te duplamente os parabéns. beijinho e até ao proximo post

Anónimo disse...

Amiga ADOREI !!! O Salão da Chá está fabuloso... amei principalmente a prateleira e as porcelanas da China... esta Sala ( como de resto todo o palácio ) espelham bem o teu gosto pela decoração e aquilo que realmente gostas ( as porcelanas, claro ) não descurando a fiabilidade histórica... Acho o tapete bonito... e assim mal se nota que o chão não é madeira... Aguardo mais novidades...
Bjinhos