sábado, 17 de janeiro de 2009

Salão de Chá III

A decoração desta pequena divisão, o Salão de Chá ou Sala das Porcelanas, ainda não está acabada.
Que tipo de móvel para dar apoio ao chá? O ideal era uma vitrine, mas devido à largura das mesmas, achei que tiravam parte da visão da Sala de Chá. Não queria anular a visão da janela e da parede ao lado.
Assim, comprei uma mesa de encostar na Eurominis, que preparei com tapa-poros, dourei e fiz umas aplicações em estanho: tudo inspirado nos tremós do Museu Soares dos Reis e do Palácio de Queluz.
No entanto, faltava o tampo: que material? A pedra mármore era muito usada, assim arregacei as mangas e durante umas horas fiz o melhor que consegui no intuito de imitar pedra mármore cinzenta.

E por cima da mesa/tremó? Como desmanchei o toucador (odiava o espelho com os arames para as perucas) aproveitei o espelho, dourei-o com o mesmo tom e aqui está o resultado (embora ainda não esteja fixo à parede).
Nesta imagem decorei o tremó com um par de potes em "porcelana da china" e com o par de estatuetas a imitar Meissen... Mas é um arranjo provisório, pois não gosto de ver porcelana alemã com a China. E com um grande pote da Companhia das Índias por baixo.

A imagem mostra um panorama entre as duas divisões.

Opção com/sem tapete... tenho de me decidir depressa no que concerne ao chão...


6 comentários:

Ricardo Pereira disse...

Olá amiga, vendo a divisão, e como é costume, tenho uma data de coisas para dizer e para perguntar. Em primeiro lugar, prefiro ver a divisão sem o tapete. Ele é lindíssimo, tanto é que até to elogiei no post em que o mostraste da primeira vez. Mas vendo-o a ele e depois o soalho sem nada prefiro ver assim ou com um tapete menor.
Outra coisa, tive exactamente a mesma ideia de decoração no que toca á parede do salão de chá. Pelas mesmas razões que tu, queria algo que não estivesse a bloquear a janela nem a obstruir demasiado a visão da divisão. Embora em estilos diferentes (a mesinha reciclada que viste no ultimo post é a que vou utilizar para esse fim) gostei muito do aspecto final.
Outra coisa, onde é que tu encontras as miniaturas das loiças da companhia das índias, é que eu adorei aquele maiorzinho e tenho falta de coisas desse género na minha decoração. Beijinhos

rute disse...

Olá. Muito giro. Tenho um prémio para si no meu blog.
Beijinhos, Rute.

Anónimo disse...

Olá, tenho novidades da planetagostini, para a semana "vai sair o numero 101 " com o que falta, mas não disseram o que?
Apenas que era muita coisa,vou esperar para vêr.
Ate outro dia,Maria.

Marian disse...

Con un palacio tan maravilloso como teneis en Queluz seguro que puedes tomar cantidad de ideas en la decoracion de este.
Maravillosa obra la que realizas.
Besos.

Wilka Seto-Gehlen disse...

Olá! Estou impressionada com seu trabalho, nunca havia visto nada assim e desconhecia esse tipo de arte. Parabéns!

Adriana Maria disse...

quero uma casinha dessas. Amei demais!!!!! Quem fez essa linda casa??/ Me interessei! Favor responder no meu e-mail.
grata