domingo, 19 de abril de 2009

Salão de Chá IV


Amigos e seguidores deste blogue:

Lembram-se da asneira do papel autocolante no chão do Salão de Chá?
Bem, entrei em obras de renovação e apresentam-se agora os resultados.... passo a passo.
Comprei uma tira de balsa, cortei em ripinhas de 0,5 cm e comecei aqui a montar o soalho, em motivo de tábua corrida, à moda portuguesa...


Depois de tudo colado e bem seco, pintei o chão de castanho, a imitar mogno.

A seguir, o trabalho mais "chato": aplicar várias camadas de cera.
Em primeiro lugar, apliquei cera castanha, cor de mogno. Depois de secar, puxei muito bem o lustro.
A seguir, mais três camadas de cera transparente... Para dar um ar envelhecido e antigo. O toque final consistiu em puxar bem o lustro com uma escova de sapatos e aspirar bem, claro.

A seguir, após uma boa limpeza, voltar a mobilar e a decorar.

Que acham agora do aspecto desta divisão? Para além de necessitar de mais objectos decorativos e de mais mobília, pois somente dois acentos é muito pouco, também precisa de um tapete...

Acho que esta escolha foi muito infeliz. Terá de ser um tapete um pouco maior e mais discreto....
Continuo a pensar que mobília vou comprar para concluir esta divisão... Para além de mais lugares sentados, claro.

7 comentários:

proença disse...

Acho que o soalho com balsa ficou muito melhor. Aliás, optou por uma solução que nunca me tinha passado pela cabeça: cera. Normalmente eu costumo finalizar com uma velatura e um verniz.
Acho que neste último projecto vou experimentar a cera. :)

Em relação à decoração da sala, eu optava de facto por um tapete muito mais discreto, proponho uma visita a uma loja de tecidos, às vezes um retalho escuro e cortado à medida pode ser uma solução melhor, mesmo que não tenha o rebordo com franja.

Não tenho esta colecção, mas pelo que tenho visto o espaço deste quarto parece-me exíguo, acho que uma pequena mesinha e duas cadeiras "encaixavam" bem no ambiente e no espaço. :)

Ana Anselmo disse...

ficou muito, muito melhor e mais bonito. Já agora uma pergunta, a folga que parece existir na junção das tábuas o centro, é mesmo assim ou é da fotografia. Eu pessoalmente não gosto de trabalhar com balsa, e penso que o resultado seria mais conseguido com outro tipo de madeira, Na minha Sala da Música fiz um soalho de tábua corrida , se quiseres podes dar uma olhada no meu blog , acho que tenho um post com "tábua corrida".
Uma dica, encera móveis e chão com graxa de sapatos ,neste caso castanha, deixa secar e puxa o lustra. O resultado é fantástico.

Biby disse...

Olá!
Da biblioteca apenas vieram os remates do tecto e dois moveis e um papel muito fraco. Nada de lareira, paredes de madeira,...
Em relação á tua obra gostei de ver o novo chão e a cera é uma opção muito boa além de que deixa um cheirinho tipico na casa de bonecas. O tapete concordo que fica melhor um dos grandes.
Estou a gostar muito do estilo do teu palácio.
Beijinhos
BIBY

Sofia disse...

Esta sala está a ficar muito bonita, pena ser tão pequena! É muito difícil decorar um espaço destas dimensões. No meu palácio, optei com reduzir o tamanho das portas, quer dessa sala, quer na do R/C. Não resolve o problema mas minimiza porque ficamos com um pouco mais de parede. A minha sala está muito adiantada mas, como fiz a asneira de pintar as paredes com tinta de óleo, só me resta esperar que seque para poder acabá-la. Quanto a sugestões, não me ocorre nenhuma, gosto do que fez e concordo com as alterações que pretende efectuar, só me resta dar-lhe os parabéns pelo que realizou até agora e desejar-lhe a continuação de bom trabalho.

Bjs

Sofia

Ricardo Pereira disse...

olá amiga.
De facto fez todo o sentido teres alterado o chão autocolante pelo de balsa. o realismo que conferes à divisão é totalmente diferente e ficará mais coerente com todo o projecto.
Só não sei o que hei-de fazer em relação aos meus soalhos. Gosto de ver as madeiras que lá coloquei mas estou com receio de que sem as junções, e com a largura com que estão, possam ficar com um aspecto pouco real... depois dá uma olhadela nas fotos anteriores do meu blog e diz-me alguma coisa. ha... e cera também foi uma boa aposta e sim, tens de trocar aquele tapete que além de não ter nada haver com a restante paleta de cores da divisão, é muito pequeno.
beijinhos e excelente trabalho.

ricardo disse...

boas a todos

Ainda a bocado falavas que não eras um boa domestica, ja viste o trabalho exemplar que estás nestas fotos, tudo faz-me transpor para aquel época fantasico trabalho de remodelação, ainda estou a baar pelas fotos que colocaste, aquele chão tem dedicação


jinhos

Pepi disse...

todo lo que acabo de ver en este blog, es una maravilla te felicito por las manos y el buen gusto que tienes un saludo pepi