Encontrei um motivo da época, colei e protegi com verniz. Recortei ainda mais alguns motivos e fiz o chão em madeira.
Em relação ao mobiliário, pretendo ainda reformular as cadeiras (estofá-las de outra cor, é tudo muito branco) mas por agora ficam assim.
Um armário para guardar as pautas também seria um elemento necessário, mas o que coloquei não me parece da época, mas posterior (séc. XIX) e ao gosto inglês.
Nada melhor então que decorar a parede de fundo com uma "pintura", neste caso recorrendo à técnica da decoupage.
O tema escolhido teria de andar em torno das tendências da época: uma cena galante, com um cenário campestre, à semelhança do tipo de cenas de pintores como Watteau, Boucher, etc, onde abundavam figuras delicadas e vaporosas, em agradáveis fundos de paisagens pitorescas.
A estas composições não é estranho a presença de uma ou outra figura da comédia dell'arte, ou puttis.
Em síntese, graça, elegância e fantasia.
Em contexto nacional, os palácios e palacetes que tinham Sala de Música atestavam um convivio social e cultural de nível significativo. E o tipo de instrumentos também tinha a sua importância: neste caso, os grandes protagonistas eram o cravo e a harpa.
As pinturas nas paredes e nos tectos imprimiam uma dinâmica muito própria ao espaço decorado. Vale a pena visitar as pinturas que decoram a escadaria nobre do Paço Episcopal do Porto, ou as do Palácio de Mafra.
2 comentários:
Te esta quedando precioso el palacio. El decorado es muy bonito, mas que el original.
Con tu permiso, me gustaria enlazarte en mi blog para seguir tus trabajos.
Un beso, Paco y Anna.
http://obecayknab.blogspot.com/
gostei muitissimo do resultado final do teu trabalho. sempre que o vejo fico com duvidas relacionadas ao caminho que escolho para executar o meu. toda esta situação prende-se com o facto de, embora tente respeitar a coerencia em termos de estilo ou época, eu não o saiba fazer tão bem como tu pois tenho um background totalmente diferente e já fico bastante feliz se conseguir tornar este pesadelo da planeta agostini em algo estéticamente apelativo e credivél. mas não obstante tudo isto, os teus patrabéns e o teu perfeccionismo ninguém tos tira. gosto do cunho nobre e requintado que consegues dar ao teu paláco.
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