sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Cozinha IV

Quem se colocar na varanda da cozinha tem esta perspectiva do interior da mesma.
Isto a propósito de mostrar um pormenor importante: como é que os habitantes do palacete chamavam os criados?
Com certeza que não se punham a gritar e aos berros!! Era simples: em cada divisão existia um cordão de seda, ou uma fita larga, de tapeçaria, ligada a um mecanismo que, quando eram puxadas, na cozinha tocava uma determinada campainha.
As criadas sabiam de cor que campainha correspondia a que divisão e a ela se dirigiam.
É um pormenor importante para uma reconstituição deste teor.
Falta-me agora colocar os cordões de seda nas divisões.

4 comentários:

Ricardo Pereira disse...

que ideia fabulosa... tu estás a arranjar maneira de me meteres um olho negro por plágio. é que eu vejo as tuas ideas a acho-as fantásticas. qualquer dia chateias-te e levo porrada.
eu andava á procura de um sino ou algo semelhante para colocar em cada divisão... nunca me tinha lembrado deste sistema e sabia da sua existencia. é por isto que os blogs são tão uteis. coisas que já nos fartamos de ver e falar acabam por ser esquecidas. estamos muito centrados no nosso projecto e, por vezes, precisamos de nos afastar para perceber que poderiamos fazer isto, aquilo, fazer melhor acoli, mudar ali... obrigado pelas ideias.

Ana Anselmo disse...

A tua cozinha está linda, e os pormenores como esse são essenciais para lhe dar realismo.
bjs
Ana

Anónimo disse...

Espectacular sempre que aqui passo aprendo mais umas coisinhas, continua a preencher este blog está a ficar interessante, para quando os quartos dos criados............................

Leo Furtado disse...

Olá!!

Me chamo Leo Furtado, sou brasileiro (Salvador-Bahia), miniaturista também e estava observando o seu Blog; além de muito didático e claro, seu trabalho é de muito bom gosto.
Parabéns pelo talento
Abraço
Leo Furtado
Brasil
http://miniaturasleofurtado.blogspot.com