sábado, 17 de setembro de 2011

Casa dos Livros


Sobre a encomenda que veio, não vale a pena chorar sobre leite derramado e o melhor mesmo é pôr mãos à obra. Foi o que fiz, começando pelos objectos que se destinam à Casa dos Livros.
A lareira (que era preta) vai ser agora de pedra (não sei se lhe faça os veios para imitar mármore ou se a deixe assim...) e o par de molduras para as duas paredes que emolduram a janela.
Resolvi e à escala, colocar-lhe duas gravuras de Piranesi (1720 - 1778) um arquitecto e gravador italiano que se apaixonou pelas ruínas de Roma (entre outros motivos arqueológicos que a cidade oferecia à época...) e realizou a partir de diversas vistas da cidade um conjunto considerável de gravuras.
Estas circularam em contexto português e eram muito apreciadas, reflectindo já um interesse sobre o que iria ser um dos principais motes do Neoclássico/D. Maria: o interesse pela Antiguidade Clássica. Conhecem-se várias gravuras, quer no espólio da Bib. Nacional, quer em Coleccções Particulares.
Á esquerda temos o "Arco de Trajano" e à direita o "Arco de Tito": creio que o aparato das molduras vai bem com o tipo de gravuras....O passe-partout usava-se (e também ainda hoje) mas permitiu-me reduzir as gravuras à escala 1/12 para se adaptarem às molduronas!!

(Desculpem o fundo da fotografia: ficam a saber qual o aspecto da minha mesa de trabalho...)
Uma vez que esta habitação é uma construção do séc. XVIII, com mobília e objectos da centúria anterior, mas com móveis já do período D. Maria, finais séc. XVIII, inicios séc. XIX (como já indiquei, as cadeiras da Sala de Música), estou seriamente a pensar na hipótese de, na Casa dos Livros, forrar as paredes com um silhar de azulejos D. Maria/Neoclássicos, entre 1790/1800... Que vos parece? Até porque a lareira é de transição D. José/D. Maria...

2 comentários:

Ana Anselmo disse...

a ideia do azulejos...acho que sim!
As gravuras estão muito bonitas e apesar das molduras serem um pouco grandes, acho que ficou muito bem.

Carla disse...

A lareira ganhou imenso com a nova cor, e as molduras ficaram muito bem... a ideia dos azulejos.... não sei bem...