segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Livros para imprimir: Jim's Dollhouse Pages

Caros miniaturistas

Eu não tenho mérito nenhum na realização dos livrinhos que mostrei, pois provêem de um site, Jim's Dollhouse Pages que permite imprimir uma série de coisas e que tem as lombadas dos livros disponíveis para impressão.
Ver aqui:
Copio e colo num doc. Word o que quero, mudo cores, aumento e diminuo em milímetros a escala das lombada, imprimo em cartolina e depois recorto e faço o recheio. Os de 2008 fiz com o interior em cartão (3 ou 4 bocadinhos colados). Agora estou mesmo a fazer com páginas mesmo (os verdes) e uso o papel manteiga, pois é grosso e não é branco (o papel no séc. XVIII não tinha a brancura dos nossos dias...). Depois de cortar tiras 2 mm mais pequenas que as lombadas, faço "leques" e depois colo à lombada. O aspecto final fica mais real!

Ainda estou a ponderar se lhes aplico um selante para ficarem com um brilho mate, como as encadernações antigas de pele têm.

1 comentário:

Carla disse...

Ufa!... Que trabalheira amiga... Parabéns pelo trabalho que estás a desenvolver... Está a ficar fabuloso... E que bom que é aprender coisas novas da história...