sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Faiança para decorar o palacete


A Real Fábrica da Loiça (do Rato) foi uma importante iniciativa do Marquês de Pombal em 1767. O nome deriva do facto de se situar na tal zona de Lisboa designada por Rato. O objectivo era a produção de faiança (não confundir com porcelana, mais resistente ao uso e que coze e vidra a temperaturas mais elevadas) que se integrasse nas modas europeias. Por este motivo contratou-se, numa primeira fase, dois italianos que trouxeram um reportório erudito ao panorama nacional, acabando por influenciar a produção coeva. No entanto, as exigências de qualidade e o custo dos produtos fizeram com que o mercado não respondesse à altura, situação que se inverteu com a morte do Marquês. Ultrapassado o período conturbado das invasões napoleónicas e da guerra civil, a fábrica acabou por fechar portas em 1835.
Do período aureo do séc. XVIII ficaram estes potes esponjeados a azul cobalto (cujos "motivos" também decoraram potes de farmácia) que eu tentei copiar neste par.... Ficaram um bocadinho brilhantes demais, bem como mais escuros que os originais, mas afino melhor para a próxima!
Talvez os vá colocar nos dois grandes armários de conter. Estou a aguardar com ansiedade um pacotinho da Eurominis...


4 comentários:

Cris Bottaro disse...

Ficaram foi lindos!!! Obrigado pela breve viagem histórica. beijos

Ricardo Santos disse...

após o seu comentário ao meu post passei pelo seu blogue e qual não foi o meu espanto! o seu palácio esta a ficar espectacular dos mais bonitos que já tenho visto e quantas ideias me apetece copiar.parabéns pelo excelente trabalho quando se conhece história é sempre mais fácil!!!

Ana Anselmo disse...

Bom dia!Os potes estão lindos...e se calhar os originais acabados de fazer até eram assim, afinal nós só vemos as peças com mais de 200 anos.....
Não tenho boas notícias sobre os torcidos e tremidos.
bjs
Ana

Carla disse...

ESPECTACULARES!!!