sexta-feira, 3 de outubro de 2008

O início

No início...

Iniciei o meu percurso pelas miniaturas aquando o lançamento dos primeiros números do "Palácio das Bonecas" da Agostini.
Para além de tudo o que já foi referido sobre a colecção em outros blogues, houve um aspecto que me surpreendeu: a heterogeneidade das peças entregues e a ausência de critérios de orientação. O intuito era seduzir, para vender...

Já no final da colecção percebi que a famigerada colecção não iria corresponder de todo ao anunciado e resolvi então fazer à minha maneira...

E a minha maneira foi a de questionar até que ponto aquilo correspondia a um "palácio" da segunda metade do séc. XVIII. E descobri que, para o panorama nacional, as coisas se passaram de modo bem diferente. E o desafio seguinte foi o de procurar saber como eram as habitações nacionais "apalaçadas" daquela época. Como historiadora de arte, o rigor histórico persegue-me e não me consigo desligar de alguns principios de investigação.

Não estava pensar em Mafra, Queluz, ou até mais tardiamente, na Ajuda. Algo mais modesto, as divisões são em pequeno número (oito). Ou seja, uma casa apalaçada burguesa (ou de uma nobreza decadente...), decorada e mobilada à portuguesa...

Em termos bibliográficos, entre todas as obras que tenho vindo a consultar a mais significativa para todo este projecto é "Lisboa 1740 - 1830. Cidade: Espaço e Quotidiano" da autoria de Nuno Luís Madureira, que desde já recomendo a leitura.

Sem comentários: