sábado, 4 de outubro de 2008

A cozinha II


Não me esqueci do cântaro da água, pois só no séc. XIX a água canalizada chegará ao interior das cozinhas. Também fiz o saco de batatas.

Fiz também uma resma de cebolas, um queijo, um chourição, uma farinheira e um chouriço "de sangue", tudo em pasta de moldar e pintados.

Também realizei os escaparates (em balsa) onde estão pendurados os cobres.

A Planeta Agostini não entregou a chaminé.

Mais uma vez imperou o critério do rigor: como eram as chaminés desta época? Decidi fazer uma em balsa, que pintei de branco e adossei os característicos barrotes de suporte.

E onde se cozinhava? Trempe de ferro e fogueira no chão? Forno embutido?

Acabei por adquirir um fogão (em madeira lacada a imitar ferro) retirei-lhe uma gaveta e fiz lenha.

Quero no entanto chamar a atenção para o seguinte: nos finais do séc. XVIII deviam contar-se pelos dedos as habitações que possuíam fogões deste género...

No que concerne à decoração, como era uma divisão cujo usofruto era dos serviçais (criadas, cozinheira, governanta), esta era feita com faiança nacional, a imitar porcelana chinesa, os "pratos de aranhões" (feito em pasta de moldar, pintados e envernizados).

E muitos cobres, claro!

Para o chão decidi imitar a tijoleira usada nos pisos dos conventos e dos palácios: pintei cartolina duplex, imitei as diviões das lajes, fiz as respectivas sombras e para acabar, verniz mate.

1 comentário:

Unknown disse...

Olá Amiga:

Não há dúvidas! Olhando para a tua bela cozinha sinto-me em casa. É, de facto, uma cozinha portuguesa! Parabéns pelos azulejos e tijoleira (estão muito realistas) e pela chaminé. O conjunto resultou de grande coerência e evoca claramente os ambientes portugueses dos finais do século XVIII (sobretudo os nortenhos), sendo quase dispensável o mobiliário para o identificar. Também gostei muito dos detalhes do mobiliário, do cântaro e dos géneros que não faltavam nas boas casas.
Espero que este espírito fiel à História da Arte continue no resto das divisões da casa! Estou ansiosa por ver os resultados! :)

Beijinhos e muitos parabéns,

Susana A.